facebookyoutube

Esta linha de pesquisa foi criada no Programa de Pós Graduação em Estatística do Instituto de Matemática da UFRJ e, dada a sua interface com as linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Matemática, passa, a partir de janeiro de 2017, a ser compartilhada com o Programa de Pós Graduação em Matemática.
Neste sentido, é facultado aos docentes vinculados a esta linha ministrar disciplinas e orientar estudantes, tanto de mestrado como de doutorado, de ambos os Programas de Pós-graduação em Matemática e Estatística, sem necessidade de absorver os docentes de um PPG como colaborador do outro PPG.
Assim, a produção científica de cada docente desta linha será computada no PPG onde o docente está alocado.
Os estudantes formados, tanto de Mestrado como Doutorado, serão considerados alunos formados do PPG de sua matrícula.
A produção do aluno formado, se individual, será do PPG de sua matrícula. Se em conjunto, será compartilhada com o PPG de sua matrícula com o PPG onde o docente está alocado.
Descrição da Linha de Pesquisa em Probabilidade
A teoria das probabilidades e processos estocásticos é o campo da Matemática voltado ao estudo de fenômenos caracterizados pela incerteza. Ela se revela, após uma forte expansão nas últimas décadas, como sendo de extrema importância em áreas do conhecimento como Sistemas Dinâmicos, Teoria da Informação, Física, Equações diferenciais parciais, Estatística e Teoria de Finanças.

As principais linhas de pesquisa dessa área são:
Sistemas markovianos com infinitos componentes Percolação e fenômenos críticos
Processos em ambiente aleatório
Equações diferenciais parciais estocásticas Sistemas dinâmicos aleatórios

Passeios aleatórios em grupos com incrementos estacionários

Docentes: Glauco Valle, Leandro Pimentel, Manuel Stadlbauer, Maria Eulália Vares, Samuel Senti, Wladimir Neves

Topo