facebookyoutube

Todo aluno matriculado no Doutorado em Matemática será, considerado Candidato ao Doutorado quando tiver sido aprovado:

  • No Estágio Didático.
  • No exame de pelo menos duas línguas estrangeiras.
  • No Exame de Qualificação ao Doutorado (parte escrita e oral) com conteúdo vinculado à sua linha de pesquisa
  • No Exame de Qualificação ao Doutorado (parte escrita e oral) com conteúdo vinculado a uma segunda linha de pesquisa
  • Em disciplinas e seminários totalizando no mínimo 480 horas-aula, com coeficiente de rendimento acumulado não inferior a 2. Dessas horas-aulas, pelo menos 360 devem ser em disciplinas de Doutorado
    (OBS:Não são computadas as disciplinas de Estágio Didático ou de Colóquio)
    (OBS2:Créditos adquiridos em disciplinas de Mestrado poderão ser computados para efeito dessas horas-aulas, a critério da Comissão Deliberativa.)

A reprovação duas vezes em Exame de Qualificação ao Doutorado exclui automaticamente o aluno do curso de Doutorado.

Cada exame terá uma banca composta de 3 (três) membros por linha de pesquisa, aprovada pela Comissão Deliberativa.

O prazo máximo para um candidato ser aprovado no Exame de Qualificação é de dois anos a partir da inscrição, prorrogável por seis meses.

Das condições para a obtenção do grau de Doutor.

O grau de Doutor em Ciências será concedido ao Candidato ao Doutorado cuja tese, orientada por um membro habilitado do Corpo Docente do Programa, for aprovada por uma Banca Examinadora qualificada, denominada Banca de Tese, aprovada pela Comissão Deliberativa.

A tese de Doutorado deverá apresentar característica de originalidade e importar em real contribuição no tema pesquisado.

A banca de Tese será composta de, no mínimo, 5 (cinco) doutores, incluindo o orientador de Tese, e com pelo menos 2 (dois) membros externos ao Programa, sendo pelo menos 1 (um), necessariamente, externo à UFRJ.

Do processo de pedido de banca deve constar o nome de todos os membros, anexando-se o currículo de cada membro externo ao programa.

O processo de pedido de banca deve conter uma cópia da Tese de Doutorado e a defesa só poderá ser realizada após a aprovação da banca.

As publicações parciais do candidato, ocorridas durante a realização do trabalho de tese, não invalidam a originalidade das mesmas.

Topo