facebookyoutube

Todo aluno matriculado no curso de mestrado em matemática será considerado candidato ao mestrado quando tiver sido aprovado:

  • No exame de inglês.
  • No Exame de Qualificação.
  • No Estágio Didático.
  • Nas disciplinas obrigatórias.
  • Nas duas disciplinas de Colóquio de Matemática.

Em disciplinas totalizando um mínimo de 420 horas-aula, com coeficiente de rendimento acumulado maior ou igual a 2.
(OBS: Não são computadas as disciplinas de Estágio Didático e de Colóquio de Matemática.
Os alunos terão um ano, a partir da inscrição no programa, para obter a aprovação no Exame de Qualificação, cujo programa é definido pela Comissão Deliberativa em documento específico.

  • As disciplinas de Análise no Rn ou Cálculo Avançado I, preparatórias para o exame, serão oferecidas anualmente.
  • O exame será oferecido duas vezes ao ano.
  • A elaboração, aplicação e correção da prova estarão a cargo de Banca Examinadora de três membros, designada pela Comissão Deliberativa. Não poderão participar da banca os professores que tiverem ministrado as disciplinas citadas no §1° imediatamente antes do exame.
  • O exame constará de uma prova escrita formulada com problemas, que terá duração máxima de quatro horas. A Banca Examinadora poderá, a seu critério, estabelecer provas orais versando sobre aspectos teóricos e conceituais, com tempo máximo de uma hora.
  • Os alunos que, na última tentativa possível dentro do prazo, não obtiverem aprovação no Exame de Qualificação terão matricula cancelada automaticamente.

As disciplinas obrigatórias para o Mestrado em Matemática na modalidade Matemática Pura são:

a) Estruturas Algébricas.
b) Equações Diferenciais.
c) Análise Complexa ou Cálculo Avançado III.
d) Geometria Diferencial.

As outras disciplinas necessárias para a obtenção do Mestrado em Matemática na modalidade Matemática Pura serão escolhidas entre as disciplinas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e disciplinas de conteúdo matemático de outros programas de pós-graduação da UFRJ.

A Comissão Deliberativa deverá aprovar a inclusão de disciplinas oriundas de outros programas de pós-graduação da UFRJ para e feito da totalização do número de horas referida

As disciplinas obrigatórias para o Mestrado em Matemática na modalidade Matemática Aplicada são:

a) Álgebra Linear.
b) Cálculo Avançado II.
c) Cálculo Avançado III ou Análise Complexa.

As outras disciplinas necessárias para a obtenção do Mestrado em Matemática na modalidade Matemática Aplicada serão escolhidas entre as disciplinas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e disciplinas deconteúdo matemático de outros programas de pós-graduação da UFRJ.

A Comissão Deliberativa deverá aprovar a inclusão de disciplinas oriundas de outros programas de pós-graduação da UFRJ para e feito da totalização do número de horas referida no Art. 39, alínea a.

Das condições para a obtenção do grau de Mestre.

O Grau de Mestre em Ciências será concedido ao candidato ao Mestrado que tiver aprovada uma Dissertação de mestrado, redigida sob a orientação de um membro do Corpo Docente do Programa, por uma Banca de Dissertação aprovada pela Comissão Deliberativa.

A dissertação de Mestrado deve representar um a contribuição original ou não de algum setor das ciências matemáticas envolvendo conceitos contemporâneos.

A banca de Dissertação será composta de no mínimo 3 (três) doutores, incluindo o orientador, sendo um membro externo ao Programa

No processo de pedido de banca deve constar o nome de todos os membros, bem como o currículo de cada membro externo ao Programa.

O processo de pedido de banca deve conter uma cópia preliminar da Dissertação de Mestrado e a defesa só poderá ser re alizada após a aprovação da composição da banca

Topo