O Seminário Luiz Adauto Medeiros de Análise e Equações Diferenciais Parciais (EDP) realizará sua próxima edição no dia 19 de agosto de 2026, às 12h10, na Sala C-116 do Centro de Tecnologia (CT), no Instituto de Matemática da UFRJ.
Nesta edição, o seminário contará com a participação do professor José Francisco Rodrigues, da Universidade de Lisboa, Portugal, que ministrará a palestra intitulada:
“Variational and Quasi-variational solutions to thick flows”
Nesta palestra, será formulado o fluxo de fluidos espessos como desigualdades variacionais e quase-variacionais de evolução, com um limiar variável para o valor absoluto do tensor da taxa de deformação.
No caso variacional, serão apresentados resultados sobre a existência e unicidade de soluções fortes e fracas no caso viscoso, bem como sobre a existência de soluções fortes e fracas no caso invíscido. Esses problemas correspondem, respectivamente, à resolução das equações de Navier-Stokes e Euler com um multiplicador de Lagrange generalizado associado ao limiar imposto ao tensor da taxa de deformação.
A partir da aplicação da dependência contínua de soluções fortes e fracas às desigualdades variacionais para as equações de Navier-Stokes com restrições sobre as derivadas, bem como aos seus respectivos multiplicadores de Lagrange generalizados, será abordado o caso em que o limiar variável depende da própria solução, correspondente a problemas quase-variacionais.
O Seminário Luiz Adauto Medeiros se consolida como um importante espaço de discussão acadêmica e intercâmbio científico, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes interessados em temas avançados de análise matemática e EDP.
Local: Sala C-116 – CT/UFRJ (IM-UFRJ)
Data: 19 de agosto de 2026
Horário: 12h10
A participação é aberta à comunidade acadêmica.