Programa de Verão 2016

Para o Programa de Verão de 2016, o Instituto de Matemática da UFRJ está oferecendo os seguintes cursos:

Autor: Vieri Benci (Universitá di Pisa)
Resumo/ementa: Aula 1-2) Introdução à Teoria de Morse classica em dimensão finita. (Milnor: Morse Theory) Aula 3-4) Introdução à Teoria de Morse em variedades de Hilbert (em dimensão infinita), aplicações a problemas de EDP. (Chang: Infinite dimensional Morse Theory) Aula 5-6) Ilustração dos problemas que aparecem quando se tenta de estender a Teoria de Morse a variedades de Banach. Motivação para propor a matemática não Arquimediana neste contexto. Introdução às ultrafunções. (Notas de curso do Vieri Benci) Aula 7-8) Aplicação da Teoria das ultra funções à Teoria de Morse infinito dimensional. (Artigo: Benci-Isaia Nisoli)
Cronograma: O curso será dividido em 8 aulas, de 15 a 29 de fevereiro.
Bibliografia:
1) Milnor, John; Morse Theory. Annals of Mathematics Studies 51, (1963). Princeton University Press
2) Chang, K.C.; Infinite Dimensional Theory and Multiple Solution Problems; Progress in Nonlinear Diferential Equations and Its Applications 4, (1993). Birkhauser
3) Notas de aula do Prof, Bencia
4) Benci, Vieri and Nisoli, Isaia; Towards a Morse theory on Banach spaces via ultrafunctions. Arab J. Math. Sci. (21), (2015), 144—158.