gilbertovelhoA Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Janeiro (PR-2/UFRJ), em parceria com o Parque Tecnológico, abriu inscrições para o Prêmio Gilberto Velho de Teses, que tem como objetivo premiar as cinco melhores teses de doutorado defendidas em 2014 nos cursos de pós-graduação da UFRJ.

As teses devem estar relacionadas às áreas de Ciências da Vida, Ciências Tecnológicas e da Natureza, Ciências Sociais e Humanas, Letras e Artes.Há também o prêmio para a Tese Inovadora, que poderá ser de qualquer área, desde que tenha produzido ou gerado processo inovador, não necessariamente patenteado.

Na primeira etapa, os programas de pós-graduação devem criar uma comissão de seleção que ficará responsável por escolher a tese que será indicada em uma das áreas e, se for o caso, outra para o prêmio de Tese Inovadora. Feita a escolha, a indicação da tese deverá ser formalizada na PR-2 até o dia 11 de março. Na segunda, cabe à PR-2 a criação das comissões de premiação, que serão compostas por no mínimo três membros de áreas distintas, todos externos à UFRJ. Na escolha da Tese Inovadora haverá a presença de um membro do Parque Tecnológico da UFRJ.

A melhor tese de cada categoria rende aos autores um prêmio de dez mil reais, passagem aérea e diárias a um dos orientadores para participação em evento acadêmico-científico relevante, além de certificados ao autor, orientador, coorientador e programa de pós-graduação. As comissões também poderão escolher até duas teses de cada área para conceder Menções Honrosas.

Para mais informações acesse o edital.

Fonte: UFRJ