noticia pgmatData limite para a candidatura e envio dos documentos: 1 de dezembro de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM - UFRJ) está abrindo inscrições para 2 (duas) posições de Pós-Doutorado com Bolsa PNPD/CAPES, com início entre 01 de janeiro de 2020 e 15 de março de 2020.

Procuramos candidatos com forte e comprovado potencial de pesquisa e que tenham obtido o grau de Doutor no período de 01 de janeiro de 2015 a 1 de dezembro de 2019. A candidatura deverá contar com o apoio de um membro do Corpo Docente do PPGM, que será Supervisor do candidato. A lista de pesquisadores do nosso Corpo Docente encontra-se em

A Bolsa tem valor mensal de R$ 4.100,00 e conta com um auxílio anual para participação em congressos e eventos científicos. A duração desta é de até 24 meses, com período inicial de 12 meses e prorrogação por outros 12 dependendo do desempenho do bolsista, que deverá apresentar um relatório antes do final do primeiro período de 12 meses. Em casos extraordinários, o Colegiado da Pós-Graduação poderá decidir conceder uma segunda prorrogação de 12 meses, totalizando 36 meses de bolsa.

O bolsista poderá ser convocado a contribuir com a carga didática, na Graduação ou na Pós-Graduação, conforme as necessidades do Departamento de seu Supervisor no IM, ficando responsável por não mais que uma disciplina por semestre.

Os interessados devem enviar, por e-mail, os seguintes documentos e informações:

1. Carta do proponente declarando interesse em desenvolver pesquisa junto ao IM-UFRJ.
2. Curriculum Vitae ou Link ao Currículo Lattes.
3. Projeto de Pesquisa de até 10 páginas.
4. Carta do docente supervisor (membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação do IM-UFRJ) explicitando anuência em supervisionar o Pós-Doutorando no Projeto.
5. Duas cartas de referência de professores/pesquisadores de sua área.

O material acima mencionado deve ser encaminhado até o dia 1 de dezembro de 2019 para: Pós-Graduação do IM-UFRJ <posgrad@im.ufrj.br>;, com cópia para César Niche <cniche@im.ufrj.br>; e Manuel Stadlbauer <manuel@im.ufrj.br>. Os itens 1 a 4 devem ser encaminhados pelo candidato, em uma única mensagem. As cartas de referência devem ser enviadas em separado, pelos professores/pensquisadores.

O candidato selecionado receberá a oferta de Bolsa entre 7 de dezembro de 2019 e 15 de dezembro de 2019. O nome do bolsista selecionado será publicado no site do PPGM-UFRJ depois de concluído o processo.

As regras para este programa estão disponíveis em